O Que é Kata no Karatê Significado e Importância

Entenda a Essência dos Movimentos e Estilos no Goju-ryu

Por: Eliel Nogueira
Publicado em 29/06/2018
2 minuto(s) de leitura
Kata é uma sequência de movimentos de defesa e ataque que representam a essência de cada estilo de karatê. Esses movimentos são fundamentais para o ensino do karatê, sendo transmitidos de geração em geração.

No Goju-ryu, um dos estilos mais tradicionais, existem 12 katas clássicos. Entre os mais básicos e emblemáticos estão o Sanchin e o Tensho, que representam as formas duras e suaves do estilo. O kata Tensho foi desenvolvido por Chojun Miyagi, inspirado por uma sugestão de seu amigo Kenwa Mabuni, conforme lembranças do filho de Mabuni.

Outro kata importante é o Gekisai Ichi, criado por Miyagi em colaboração com Shoshin Nagamine para promover o karatê, também conhecido como Fukyugata Ni. Gekisai Ni é uma variação do Gekisai Ichi feita por Miyagi.

Os demais katas clássicos do Goju-ryu são geralmente creditados como tendo sido trazidos da China pelos mestres Kanryo Higashionna e Chojun Miyagi. Tradicionalmente, os alunos treinavam o kata Sanchin por pelo menos um ano antes de se especializarem em um ou dois outros katas, como Seienchin e Seisan.

É dito que Meitoku Yagi foi o único aluno de Miyagi a aprender todos os katas diretamente do mestre. Atualmente, todos os katas são ensinados conforme a progressão do aluno pelos sistemas de Kyu e Dan, seguindo um programa padronizado que pode variar entre as escolas.

Lista de Katas do Goju-ryu:

Sanchin: 3 batalhas
Tensho: Mãos circulares
Gekisai Dai Ichi: Atacar e destruir 1
Gekisai Dai Ni: Atacar e destruir 2
Saifa: Esmagar e destruir
Seipai: 18 mãos
Seyunchin: Controlar e suprimir a batalha
Shisochin: Batalhar nas 4 direções
Sanseru: 36 mãos
Seisan: 13 mãos
Kururunfa: Resistir longamente e abruptamente dilacerar
Suparinpei: 108 mãos
Katas de Escolas de Goju-ryu:
Além dos 12 katas tradicionais, cada escola de Goju-ryu pode desenvolver e adicionar novos katas ao seu currículo, geralmente criados pelo fundador ou seus descendentes. Esses katas são usados para identificar a linhagem específica a que um karateca pertence.

Exemplos de Katas Adicionais por Escolas:

Goju-kai IKGA: Taikyoku Jodan Ichi, Genkaku, Tenryu, entre outros.
Meibukan: Tenchi, Seiryu, Byakko, entre outros.
Shoreikan: Fukyu kata ichi, Gekiha ichi, entre outros.
Categoria: Karatê, Kata
kata, goju-ryu, karatê, katas tradicionais, artes marciais, chojun miyagi, ensino de karatê
74